“(…) a melhor contribuição de Sisson a nossa incipiente caricatura é sem dúvida a página dupla central do numero 15 de outubro do mesmo ano de 1855, dedicada ao Namoro, Quadros ao Vivo, por S … o Cio. Trata-se evidentemente da primeira história-em-quadrinhos aparecida no Brasil e mostra, em deliciosas cenas cheias de graça e pitoresco, as diversas fases do namoro no Rio daqueles tempos recuado.” – por Herman Lima, em História da Caricatura no Brasil, 1963, volume I, página 94. A informação também consta no Jornal da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), número 348 de novembro de 2009, Edição Especial – A cronologia dos quadrinhos.
Namoro, Quadros ao Vivo.
Descartada qualquer necessidade em se menosprezar a importância do trabalho do italiano Angelo Agostini com os quadrinhos, não é possível deixar de reverenciar o pioneirismo do ilustrador Sébastien Sisson como sendo o primeiro experimentador desta linguagem, que hoje conhecemos como histórias em quadrinhos, no Brasil.
Sébastien Auguste Sisson, litógrafo e caricaturista.
Christian Sisson, o tataraneto do artista de origem francesa, resgatou a memória das realizações de seu ancestral com o material preservado por meio do Instituto Sisson. Este material foi organizado em amostra e exposto em 2014 na 1ª BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA – BRASIL, no bairro da Lapa – RJ, local que serviu de residência deste precursor das histórias em quadrinhos no Brasil.
Você pode conferir as páginas de Namoro, Quadros ao Vivo, publicado no jornal Brasil Illustrado, presente na página da Biblioteca Nacional:
No dia 30 de janeiro foi realizado o evento comemorativo do Dia do Quadrinho Nacional no Centro Cultural Justiça Federal – RJ.
Foto de divulgação do Centro Cultural Justiça Federal.
O auditório lotado assistiu ao bate papo que contou com a participação de Luciano Cunha (Universo Guará), Octavio Aragão (Doutor em Artes Visuais pela UFRJ), Anna Bentes Bloch, Agata Desmond (ABRAHQ), e mediação de Davi Carvalho Roldão.
Foto de divulgação da Gibiteca Edmundo Rodrigues.
O evento contou com participação da Academia Brasileira de Historia em Quadrinhos, da Gibiteca Edmundo Rodrigues, Universo Guará, Editora Kimera, e contou com uma homenagem ao saudoso escritor João Carpalhau, um dos fundadores da Capa Comics.
Você pode encontrar vídeos das palestras que ocorreram durante o evento na página da rede social vinculada a Gibiteca Edmundo Rodrigues:
A Gibiteca Adail José de Paula estará sediando o evento 150 anos de Histórias em Quadrinhos no Brasil, no sábado, dia 2 de fevereiro, a partir das 10h. O evento é com entrada franca e terá exposição de trabalhos de artistas da área dos quadrinhos, palestras, jogos de RPG e muitas histórias em quadrinhos.
Evento em Duque de Caxias – RJ.
Às 14:30h – Palestra com Wally Silva, da Saci Comics;
Às 15h – Palestra com Dayana Romero, Jessica Goes, Anderson Awvas e Valu Vasconcelos;
Às 17h – Palestra com Alex Genaro, Cristiano Ludgerio e Hamilton Kabuna.
O evento ocorre dentro da Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, no primeiro piso, que fica em frente à Praça do Pacificador, sem número, bairro do Centro do município Duque de Caxias – RJ.
A realização do evento é uma parceria entre o grupo Capa Comics e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.
Já está disponível o formulário de inscrição para o 31° Troféu HQMIX. Trata-se de uma premiação exclusiva para a área das histórias em quadrinhos, incluindo teses, dissertações, exposições e eventos que possuam relação com essa linguagem.
Quem quiser concorrer precisa ficar atento ao prazo, e fazer a inscrição na página oficial do HQ MIX no período que vai de 23 de janeiro de 2019 até 01 de março de 2019. É cobrada uma taxa de inscrição de R$ 15,00 por publicação ou autor inscrito.
Leia o regulamento e preencha o formulário de inscrição na página oficial da premiação:
A editora Kimera está apostando no talento do autor Nilton Simas com o lançamento do mangá LunchTime! A série finalmente compilada em um único volume de 344 páginas do mais divertido quadrinho estilo mangá totalmente produzido no Brasil. A publicação tem o formato 16x21cm, miolo preto e branco, com muita aventura, ação e diversão.
LunchTime! é um mangá produzido no Brasil.
SINOPSE: Junte uma vampira, um lobisomem, uma múmia, um caçador, uma sereia, uma anja, uma esfinge e um pescador… Imagine tudo isso e mais um monte de outras criaturas mitológicas em situações hilárias. Isso é LunchTime!, um mangá nacional de humor para quem gosta de animes e mangás cômicos com muita aventura, ação e diversão.
Entre clientes irritados, concorrência desleal e vários desafetos, o trio Asuka, Yumiko e Takashi vai tocando sua vida, em um restaurante em M’kay City, entre aventuras engraçadas e inesperadas que vão tirar você do sério. Sem contar que a personalidade única de cada um dos personagens fará com que você se apaixone por eles a cada página lida.
O autor Vanderlei Sadrack lançou no evento da Rio Comics, que ocorreu no último dia 19, o seu primeiro livro de ficção científica pela editora Kimera. O livro Dragões do Futuro possui 240 páginas no formato 14x21cm, e está relacionado com o grande encontro de personagens brasileiros ALFA – A Primeira Ordem.
Lançamento do livro: Dragões do Futuro.
SINOPSE: “No século 25 a humanidade beirou a extinção. As guerras e as epidemias dizimaram 2/3 da população mundial. As nações que resistiram sobrevivem em uma sociedade tecnologicamente avançada mas desprovida dos recursos naturais do planeta. Um futuro mergulhando em uma realidade caótica e decadente.
Em meio a luta diária pela sobrevivência de sua espécie, um grupo de super seres surge para desafiar o próprio destino, corrigindo falhas temporais, para garantir o futuro da raça humana, restabelecendo o eco-sistema e o equilíbrio natural do planeta terra. São eles os defensores e guardiões da nossa linha temporal, eles são os Dragões do Futuro.”
O dia 30 de janeiro é a data comemorativa das histórias em quadrinhos brasileiras, e o Centro Cultural Justiça Federal, localizado na Avenida Rio Branco, nº241, bairro do Centro do Rio de Janeiro, vai estar de portas abertas para uma visita orientada à exposição 3ª Bienal Internacional da Caricatura e, em seguida, um bate-papo sobre história dos quadrinhos, sua conceituação, produção editorial, organização em bibliotecas e formação de leitores.
Os palestrantes convidados são: Octávio Aragão (Semana Internacional de Quadrinhos); Luciano Cunha (autor do Doutrinador); Agata Desmond (representante da ABRAHQ); Anna Bentes Bloch (Bloch Editores); e como mediador: David Carvalho Roldão. O evento começa às 18h, e é entrada franca.
Desde 2014, o quadrinista Alexandre Martins realiza o Dia do Quadrinho Nacional no município de São Gonçalo – RJ, sempre no dia 30 de janeiro. A data foi instituída pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo – AQC-SP no ano de 1984. O dia foi escolhido em homenagem ao artista Angelo Agostini que, ainda no tempo do Império, estabeleceu o primeiro personagem fixo para uma série de histórias em quadrinhos.
Em 2019, o evento ocorre de 12h às 18h, e será realizado no Salão Styllus Festas, que fica na rua Pio Borges nº1949, bairro Pita, em São Gonçalo. Ingressos à venda no local.
Muita atenção! O Dia do Quadrinho Nacional não significa “Dia Nacional dos Quadrinhos”. Não aceite imitações! A data é de comemoração exclusiva aos trabalhos de histórias em quadrinhos criadas e produzidas no Brasil.